segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Espaço

  Os  Sub Comandos  da Região de Santa Maria tem este espaço, para a divulgação de atividade de interesse público. 

SETEMBRO

Aqui serão postada a agenda e os eventos de participação do 4º Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria.

Semana Farroupilha

O 1º Acampamento Farroupilha dos Bombeiros de Santa Maria 
iniciou suas festividades tradicionalistas no dia 14 de setembro.


Jucineide Ferreira
(Acadêmica de Jornalismo)



Local lembrava a tradição gaúcha
A abertura da festa ocorreu no pátio do quartel do centro da cidade, na Rua Niederauer, onde foi montada uma estrutura para os próximos quatro dias. Jantares com comida campeira como arroz carreteiro, feijão mexido, churrasco, ovelha assada e acompanhamentos será oferecido para os militares da corporação e seus familiares, com o custo de 10,00 reais por pessoa. A cozinha ficou ao cargo dos Sargentos Franscescatto, Peripoli, Renato e o soldado Schuster, que preparam o cardápio do primeiro dia. Durante o jantar a animação ficou por conta da voz do Sargento Müller que relembrou milongas e grandes cantores da música gaúcha. Na próxima segunda-feira dia 20 de setembro acontece o desfile dos bombeiros e logo após o almoço de encerramento.
 Os Sargentos reponsáveis pelas panelas no fogo.

Sargento Müller  afinado com seu violão






















OPERAÇÃO DE RESGATE


 Mergulhadores de Santa Maria resgatam dois corpos desaparecidos depois de acidente de barco durante uma pescaria em São Gabriel.

 Foram três dias de buscas dos desaparecidos na lagoa às margens da BR-290, a cinco quilômetros da cidade onde três amigos pescavam quanto o barco virou, no último domingo dia 12 de setembro. A equipe formada pelos Sargentos Jeferson e Paganotto dos bombeiros de São Gabriel começaram a procurar as duas vítimas do acidente ainda no domingo com ajuda de um sobrevivente. Na segunda-feira as buscas foram suspensas devido o mal tempo.  Na terça-feira os soldados Luciano, Rossini e Márcio, mergulhadores da 2º Seção de Busca e Salvamento do 4º CRB de Santa Maria se deslocaram até o local para ajudar no trabalho. Foram mais de 8hs de intenso mergulho para encontrar as vítimas. O mal tempo, o vento, a marola e mais de cinco metros de profundidade dificultaram o resgate.

Operação de resgate  dos corpos.

Jucineide Ferreira
 Estagiária de Jornalismo
Assessoria de Comunicação do 4º CRB

Sempre Bombeiro



 Foram 26 anos de dedicação a uma rotina cuja missão é agir quando o inesperado acontece. Tenente Menardino Weber 47 anos, natural de Silveira Martins tem muitas histórias para contar da sua carreira militar como bombeiro.

Casado há 25 anos com Clarís Weber, pai de Karla, Karine e Kássia, o ten.Weber, como é chamado, ingressou na carreira militar como soldado no ano de 1981 no Rgt Malett, sendo promovido cabo no mesmo ano  e permanecido no EB  até  final 1984 .  Em novembro de 1984 ingressou no Corpo de Bombeiros. Em 1988 tornou-se Sargento, curso realizado na EsFAS, na EsFAs e se  especializou  em Sargento Bombeiro no CEIB.  Em 1992 fez o curso de Busca e Salvamento. Sempre procurando se atualizar fez curso de Técnicas de Ensino em 1993. No ano de 2000 frequentou o CBA/PM na Escola Superior de Oficiais na APM. Durante todos esses anos de profissão, ele trabalhou em várias cidades do estado, como Cruz Alta, Carazinho, Passo Fundo, Porto Alegre, tendo exercido o comando das SCI, Palmeira das Missões e, por último, no 4º Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria onde permaneceu até sua aposentadoria. No mês de Agosto, o tenente Weber se despediu de suas funções como bombeiro, que durante três décadas honrou com compromisso e responsabilidade, para entrar na reserva remunerada.

  Curso de cabo, na EsFeCs, em Porto Alegre. (86)



Segundo o tenente Weber, todos esses anos que ele exerceu a profissão de bombeiro, não encontrou uma descrição exata, mas ele avalia como uma profissão muito gratificante, que ao atender e não saber de quem se trata, evita catástrofes, salva vidas.  As casas que não deixaram queimar fazem bombeiros os satisfeito com seu trabalho:“A comunidade percebe o trabalho que é feito e não importa se está com ou sem a farda, somos vistos em qualquer lugar em que as pessoas apontam e dizem, tu é bombeiro”. Agora o que fica são as lembranças dos amigos que conquistou na sua rotina de adrenalina e na história de vida de pessoas que ele nunca viu ou ouviu falar. Têm histórias tristes, outras com final feliz, outras  nem tanto, momentos de tensão, sufoco e riscos que até poderia ter feito que ele desistisse da profissão, mas  foi até o final sem medo: “O bombeiro também  arrisca sua vida para salvar outras durante uma ocorrência. Começando pelo deslocamento por causa do trânsito, até na própria ocorrência”, observa o tenente, que já viu sua vida passar por um fio quando foi atender uma ocorrência de incêndio: “Eu entrei na casa para verificar o que estava queimando. Quando dei três passos na cozinha o botijão explodiu, meu capacete saltou e eu fique meio desorientado. Tudo passa na tua cabeça em questão de segundos, foi aí que ouvi os gritos dos meus colegas me chamando no lado de fora. Eles arrombaram uma porta para que eu pudesse sair”. Relata o T. Weber sobre o perigo que enfrentou. 



Conclusão do CBA, na APM. (2001)



Agradecimentos nem sempre estão nos gestos daqueles que foram surpreendidos por alguma adversidade, mas puderam contar com a ajuda não só de um, mas de toda uma equipe de bombeiros, pronta para entrar em ação e salvar o patrimônio, a vida ou a família das pessoas a quem servem.   E o tenente não esquece de um dos  agradecimentos que recebeu: “Lembro uma vez quando eu estava de plantão e uma senhora chegou e pediu para a gente ajudá-la a descer com um enorme bolo. E nós perguntamos onde queria que levasse, e ela disse que era para nós em agradecimento por ter salvado o neto dela e isso foi muito gratificante para a gente”.
A aposentadoria chegou mas férias, nem pensar.  A rotina mudou, porém os projetos do  do tenente  para o futuro não param: “Primeiro quero descansar a mente e pretendo começar a trabalhar na área da engenharia florestal, no qual sou formado”. Para o ten. Weber ficará a saudade, a gratidão das pessoas que socorreu e a certeza de que ele fez tudo que estava ao seu alcance quando atendeu os chamados. E ele dá as dicas para aqueles que querem ingressar na carreira de bombeiro: “O importante é se aprimorar e se aperfeiçoar, faça tudo com capacidade, sabedoria e vontade. Agilidade, raciocínio rápido também devem fazer parte das qualidades de ser um bombeiro”. São os conselhos deste profissional experiente. E para nós fica uma história de um profissional que atuou nas horas certa, atendendo situações indesejáveis da vida.


Tenente Weber num dia de treinamento 

Jucineide Ferreira
(Acadêmica de Jornalismo)
Assessoria de Comunicação do 4º CRB

Segurança contra Incêndio e Segurança Química foram pautas de seminários

 Capitão Espindola, Capitão Márcio e o Soldado Lutiero foram os representantes do 4º CRB de Santa Maria, no IV Seminário de Segurança contra Incêndios e Atendimento a Desastre, que ocorreu no último dia 17 de agosto de 2010, no Anfiteatro Padre Werner em São Leopoldo. O seminário teve como objetivo integrar policiais, militares, bombeiros, agentes públicos estaduais e municipais, agentes de defesa civil, pesquisadores e acadêmicos.
O evento gerou uma oportunidade para a discussão, aprimoramento, troca de experiência e informações sobre segurança contra incêndio, que irão beneficiar a sociedade. Durante as palestras os temas como: Segurança contra incêndio em estádio de futebol no ano da copa 2014, que visa uma parceria da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros que estarão equipados e treinados para atendimento a qualquer situação de emergência ou desastres no Estado do Rio Grande do Sul, sendo modelo de segurança em grandes eventos.  Deslizamento também foi tratado em 3 aspectos; o volume e a velocidade do movimento do solo, a presença de propriedades e pessoas que podem ser atingidas; sendo que em áreas urbanas a superfície está muito modificada devido aos aterros, entulhos, lixos e construções inadequadas.

















Gestão de desastre também foi outra questão abordada, que apresentou uma das mais importantes boas práticas incorporadas na Defesa Civil Nacional, que foi a adoção do (SCO) Sistema de Comando em Operações como sistema padrão de (Boas Práticas), para responder emergências e situações críticas, estruturar a forma de organização e gestão de desastres ou eventos planejados. Além desses, temas como comportamento das estruturas em situação de incêndio, inovações tecnológicas, sistemas de proteção a incêndio e o Projeto Brasil sem Chamas,  também foram abordados. Para o Capitão Espindola o seminário teve um excelente nível técnico, com palestrantes renomados no Brasil e no mundo, cientistas, mestres e profissionais da área de segurança pública, que segundo ele a sociedade é quem será beneficiada: “A sociedade só tem a ganhar na medida que se investe em conhecimento e treinamento dos responsáveis pela aplicação das novas tecnologias descobertas”. Ressalta ele sobre a importância dos assuntos tratados durante o evento.
Em Porto Alegre nos dias 18 e 19 de Agosto também ocorreu o Seminário de Atualização em Segurança Química, que destacou a necessidade de dar um enfoque global sobre produtos químicos e prevenção de acidentes maiores, a fim de minimizar os riscos e as consequências. O evento visou atualizar e divulgar informações relativas à segurança química no âmbito da Agenda 21, bem como as ações de prevenção e respostas às emergências químicas no Rio Grande do Sul.
Por Jucineide Ferreira
(Estagiária de Jornalismo)

Semana da Pátria

Militares do Exército, Aeronáutica e Brigada Militar foram uns dos destaques do desfile de 7 Setembro em Santa Maria.
A apresentação iniciou às 9h da manhã com a Banda da 3ª DE que  tocou  o Hino Nacional do Brasil em frente ao palco para os ilustres como, Prefeito e a Primeira Dama, os homenageados, os Comandantes da Base Aérea, da Brigada Militar do Exército, e demais autoridades presentes. No palco Coronel Moisés Fuchs  representava o 4º Comando dos Bombeiros de Santa Maria que também desfilou com três viaturas.  Mesmo com o céu cinzento de terça-feira, o público compareceu a Avenida Medianeira para o desfile da independência do Brasil.



Por Jucineide Ferreira
(Estagiária de Jornalismo)
4º Comando Regional de Bombeios - Assessoria de Comunicação.

Militares do 4º CRB são homenageados.

 No último dia 31 de agosto de 2010 uma solenidade na Base Aérea homenageou a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, que ajudaram nas buscas aos militares da Base, que sofreram um acidente de barco no dia 1de agosto, na Lagoa Tarumã no distrito de Saicã em Rosário do Sul. 



A equipe era formada pelo 3ºSgt Fonseca e os Sd Rossini, Sd Taschetto, Sd Veber, Sd Roger, Sd Padilha, Sd Luciano e a soldado Claúdia única mulher mergulhadora dos bombeiros da região de comando.  Durante a solenidade ocorreu à formatura com entrega de certificados e brindes aos militares que participaram das buscas. Também foi oferecido um almoço no refeitório com os Comandantes da Base Aérea e do Policiamento, o Coronel Fuchs dos Bombeiros e oficiais da Base.  Depois a equipe homenageada fez uma visita às instalações da seção do SAR (Salvamento Aéreo e Resgate) na Base.  
Segundo o soldado Padilha, durante os oito dias de buscas das vítimas a maior dificuldade enfrentada pelos mergulhadores foi o frio, pois a água estava gelada para mergulhar devido às temperaturas negativas registradas na região.
Por Jucineide Ferreira
(Estagiária de Jornalismo) 
4º Comando Regional de Bombeiros - Assessoria de Comunicação.