segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Segurança contra Incêndio e Segurança Química foram pautas de seminários

 Capitão Espindola, Capitão Márcio e o Soldado Lutiero foram os representantes do 4º CRB de Santa Maria, no IV Seminário de Segurança contra Incêndios e Atendimento a Desastre, que ocorreu no último dia 17 de agosto de 2010, no Anfiteatro Padre Werner em São Leopoldo. O seminário teve como objetivo integrar policiais, militares, bombeiros, agentes públicos estaduais e municipais, agentes de defesa civil, pesquisadores e acadêmicos.
O evento gerou uma oportunidade para a discussão, aprimoramento, troca de experiência e informações sobre segurança contra incêndio, que irão beneficiar a sociedade. Durante as palestras os temas como: Segurança contra incêndio em estádio de futebol no ano da copa 2014, que visa uma parceria da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros que estarão equipados e treinados para atendimento a qualquer situação de emergência ou desastres no Estado do Rio Grande do Sul, sendo modelo de segurança em grandes eventos.  Deslizamento também foi tratado em 3 aspectos; o volume e a velocidade do movimento do solo, a presença de propriedades e pessoas que podem ser atingidas; sendo que em áreas urbanas a superfície está muito modificada devido aos aterros, entulhos, lixos e construções inadequadas.

















Gestão de desastre também foi outra questão abordada, que apresentou uma das mais importantes boas práticas incorporadas na Defesa Civil Nacional, que foi a adoção do (SCO) Sistema de Comando em Operações como sistema padrão de (Boas Práticas), para responder emergências e situações críticas, estruturar a forma de organização e gestão de desastres ou eventos planejados. Além desses, temas como comportamento das estruturas em situação de incêndio, inovações tecnológicas, sistemas de proteção a incêndio e o Projeto Brasil sem Chamas,  também foram abordados. Para o Capitão Espindola o seminário teve um excelente nível técnico, com palestrantes renomados no Brasil e no mundo, cientistas, mestres e profissionais da área de segurança pública, que segundo ele a sociedade é quem será beneficiada: “A sociedade só tem a ganhar na medida que se investe em conhecimento e treinamento dos responsáveis pela aplicação das novas tecnologias descobertas”. Ressalta ele sobre a importância dos assuntos tratados durante o evento.
Em Porto Alegre nos dias 18 e 19 de Agosto também ocorreu o Seminário de Atualização em Segurança Química, que destacou a necessidade de dar um enfoque global sobre produtos químicos e prevenção de acidentes maiores, a fim de minimizar os riscos e as consequências. O evento visou atualizar e divulgar informações relativas à segurança química no âmbito da Agenda 21, bem como as ações de prevenção e respostas às emergências químicas no Rio Grande do Sul.
Por Jucineide Ferreira
(Estagiária de Jornalismo)