quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dia do gaúcho para lá de especial



  Os bombeiros de Santa Maria desfilaram no encerramento da semana do gaúcho, na manhã de terça-feira, 20 de setembro, na Avenida Medianeira. 

Bombeiro Mirim na avenida 
Três viaturas de combate o grupo Bombeiro Mirim, Comandante, Tenente, Capitão e soldados da corporação representaram o 4º Regional de Bombeiros de Santa Maria. Na ocasião  Pedro Dias de Mello com seus 82 anos, foi o homenageado. Natural do 3º distrito de São Vicente do Sul, ele foi um dos primeiros soldados do fogo, quando inaugurado o 1º quartel dos bombeiros de Santa Maria, na Rua Vale Machado em 1955. 


Depois do desfile pausa para  fotos

















 Para 1º Sargento Mello que não atua há muito  tempo na profissão, ir ao desfile lhe trouxe muitas lembranças. “Me lembro de operações como, um incêndio de um tanque no  bairro km2 que levamos 15 mim para apagar. Salvamos mais de 20 mil sacas de arroz do fogo, num incêndio no  antigo  Engenho Sangói e fizemos uma viagem até Julho de Castilho para combater um incêndio num frigorífico”.conta  ele sobre missões que participou como bombeiro. Profissão interrompida por um acidente de carro numa viagem a Porto Alegre. Coragem, força de vontade e amor ao que se fazia, era o que determinava o militar daquela época escolher a profissão. “Os bombeiros faziam tudo, por exemplo, para resgatar um afogado a gente tinha que mergulhar na coragem. Tínhamos que viajar em estrada de chão, muitas com barro, para atender as ocorrências fora da cidade, que levava dois dias só de viagem. Hoje os bombeiros estão em condições um pouco melhor e  estão mais aparelhados”; diz ele sobre algumas dificuldades naquela época. O olhar, a emoção e o carinho de mais uma vez representar os bombeiros, Sargento Mello sorri a todo tempo e acredita que essa profissão foi uma benção e que se pudesse escolher, ele seria bombeiro novamente.

Tenente e Soldados em marcha no desfile












Por Jucineide Ferreira 
Assessoria de Comunicação