domingo, 7 de novembro de 2010

Bombeiros Mirins em simulado na Feisma

Na tarde de sábado do último dia 6 de novembro, os alunos do Projeto Bombeiro Mirin do 4º Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria participaram de um simulado de primeiros socorros na Feisma.  Orientados pelo professor Sd Gilson eles simularam um socorro a uma vítima de atropelamento. Os alunos tiveram que mobilizar a vítima e prestar os primeiros socorros em menos de 5 mim.  

O projeto tem mais de três anos é direcionado para crianças entre 7 a 10 anos de idade, carentes e não-carentes. Além das atividades bomberistícas e culturais, as crianças têm assistência pedagógica e disciplina.  Segundo o responsável pelo projeto Sd Gilson o que é gratificante é o carinho que ele ganha em troca: “Eu durmo e acordo com o projeto na cabeça sempre procuro dar o melhor de mim para essas crianças. Tenho que mostrar quem são e com certeza serão adultos diferenciados”. Diz o soldado sobre o projeto. 
Atualmente  mais de 60 crianças fazem parte do  Projeto Bombeiro Mirim. 
Por Jucineide Ferreira 

Bombeiros na rota de palestras da semana nacional de combate ao AVC

Nesta última terça- feira dia 26/10, militares do 4º Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria que trabalham na parte do resgate foram o público alvo, da palestra sobre os principais sintomas de Acidente Vascular Cerebral. A discussão sobre o assunto foi ministrada pela Dra. Ana Lúcia Cervi Prado e Dr. Fábio Pascolotto da Universidade Federal de Santa Maria, que estão engajados na campanha, que ocorre em várias cidades do Brasil.
            O objetivo do encontro foi levar informação a esses profissionais que trabalham com resgate e prestam os primeiros socorros, de como reconhecer um AVC, o tempo que leva para ser detectado e o tipo de socorro que se deve prestar a vítima. Segundo a Dra. Ana Lúcia o acidente vascular cerebral é uma das principais causas de morte no Brasil.
            A palestra que durou cerca de uma hora.  Perguntas foram feitas pelos militares em relação a procedimentos, manejo, sintomas que foram respondidas pelos doutores.
A semana nacional de combate a Acidente Vascular Cerebral começou no dia 23 e foi até o dia  29 de outubro. Para saber mais informações acesse o blog da Campanha http://www.fisiohusm.blogspot.com/

Por Jucineide Ferreira

domingo, 24 de outubro de 2010

Integração com bons resultados

 Maj. Gerson e Cap. Espindola e as alunas, na apresentação delas ao efetivo
Acadêmicas do curso de Psicologia e Jornalismo da Unifra estão desenvolvendo trabalhos no 4º Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria. Desde do mês de Maio, Giméli Guerra, Roselaine Silva e Karen Ilha, ambas do último semestre da  Psicologia estão fazendo um estágio específico em Psicologia Organizacional do Trabalho, que visa aprofundar os conhecimentos  na área da saúde do trabalhador. Orientadas pela professora Elisete Soares Travel, elas estão conhecendo a realidade e o trabalho dos bombeiros, a fim de dar apoio, suporte e acompanhamento psicológico. O que é considerado uma novidade para os bombeiros, em termos de saúde mental “É uma coisa nova para os profissionais, no início tinha um pouco de resistência, mas  agora eles estão se adaptando, e esperamos poder ajudá-los”. Diz  Giméle sobre o estágio, que segundo ela, será uma referencia muito válida na sua profissão no futuro.     Já a acadêmica do 6º semestre de jornalismo, Jucineide Ferreira está fazendo um estágio voluntário na área da comunicação, desde o mês de Agosto.  Orientada pelo professor Carlos Alberto Badke ela irá atuar na Assessoria de Imprensa dos bombeiros. Segundo  ela é uma oportunidade de colocar em prática toda teoria que está aprendendo no curso: “É um desafio muito grande e também uma  oportunidade de colocar em  prática o  que aprendemos  dentro da faculdade.” Argumenta ela. Major Gerson, um dos responsáveis pela integração, acredita que o trabalho da psicologia e do jornalismo será muito importante e que trará benefícios para a corporação: “É bom para nós como instituição ter esse conhecimento do jornalismo que nós não temos, para  trabalhar a notícia num teor  mais técnico.  E a psicologia cuidar do nosso emocional, da saúde mental, pois o nosso trabalho é numa área muito sensível. E o trabalho das acadêmicas  tem muito a  oferecer  para nosso profissional.   Conclui ele sobre os benefícios que essa parceria  irá trazer para os bombeiros.


Notícia do dia 22 de Agosto. 

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Palestra sobre Uso de Geotecnologias para o Monitoramento de Incêndios

Bombeiros e tecnologia  juntos no combate a queimadas  florestais






Militares do Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria assistiram na segunda-feira 27 de setembro de 2010 a uma palestra sobre Uso de Geotecnologias para o Monitoramento de Incêndios. A palestra foi ministrada pela Dra. María Silvia Pardi Lacruz, coordenadora acadêmica do Campus Brasil do Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espacial para América Latina e o Caribe – CRECTEALC e pesquisadora colaboradora do Geodesastres-Sul, ambos instalados no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, em Santa Maria.  
 O objetivo da palestra foi mostrar as diferentes ferramentas disponíveis, tanto produtos obtidos de imagens de satélites e bancos de dados existentes, como softwares que podem ser utilizados para o estudo de incêndios e para o monitoramento de focos de calor em tempo quase real.
 A palestra foi uma das primeiras ações no sentido de apoiar o corpo de bombeiros no monitoramento de queimada e incêndios florestais no estado do Rio grande do Sul. Está previsto para breve outra atividade envolvendo treinamento de um grupo de bombeiros no uso destas facilidades. Bombeiros e tecnologia juntos no combate de queimadas e incêndios florestais

Por Dra Silvia Lacruz

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Bombeiros ministram curso de Resgate e trabalho em altura para Abengoa -Brasil


Os funcionários  receberam instrunções em caso de acidentes.

Na cidade de Faxinal do Soturno os bombeiros ministraram um curso para 270 funcionários da Abengoa- Brasil, empresa que está construindo torres (Redes de transmissão), de Dona Francisca até o Distrito Industrial em Santa Maria. Durante cinco dias foram ministradas aulas teóricas no auditório da câmara de vereadores de Faxinal e práticas no pátio da própria empresa. Salvamento e resgate em altura, trabalho em altura, noções de combate a incêndios e aulas práticas de primeiros socorros, foram os focos do curso. Com o objetivo de preparar e treinar os funcionários caso ocorram incidentes nas atividades que irão desempenhar.  As instruções ficaram a cargo dos Sargentos Valdinei, e Montardo, Soldados Paines, Alessandro e Leal do 4º Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria. O treinamento deverá se estender até o mês de novembro de 2010.








 Integrantes do Comando Regional treinam funcionários para o SAMU. 

No início de Setembro ocorreu na cidade de Nova Palma o curso de Emergencista Pré-Hospitalar para funcionários da Secretária de Saúde e PSF do município.  Durante  realização do curso os participantes tiveram aulas das classes de incêndios e agentes extintores, além das de primeiros socorros com o Sargento Moretti. O Soldado Paines ministrou assuntos voltados às emergências clínicas comuns e queimaduras. O soldado Alessandro abordou a manipulação e transporte dos acidentados, bem como o gerenciamento de local e risco e sinistrado. Já o Sargento Montardo tratou sobre afogamento e o soldado Leal, concluiu os treinamentos versando sobre traumatismo e cinemática do trauma para o grupo de funcionários.  O curso teve duração de quatro dias, com  o objetivo de preparar e qualificar o pessoal para atender  as emergências na localidade pelo Samu.




 Por Major Gerson e Jucineide Ferreira



4ºComando Regional de Bombeiros- Assessoria de Comunicação
Jucineide Ferreira
Estagiária de Jornalismo

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Agradecimentos por salvar sua melhor amiga.


A equipe que estava de serviço na terça-feira dia 21 de setembro, foi surpreendida por uma ocorrência inusitada, mas com final feliz.


     Uma ligação de emergência e a equipe  liderada pelo Sargento Francescatto junto com os soldados Nunes, Bandeira e Taschetto, se deslocaram até uma residência para socorrer uma cadelinha, que ficou espetada na grade do portão da casa do seu dono.   Depois de uma operação delicada em que as grades tiveram que ser serradas para a retirada do cãozinho, Lili como é chamada, passa bem. Por email o dono faz um agradecimento a equipe,  por salvarem a sua melhor amiga: “Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o trabalho do Corpo de Bombeiros de Santa Maria pelos inúmeros salvamentos que já presenciei de suas equipes em acidentes, e em especial a equipe de Busca e Salvamento que estava de serviço no dia 21/9 2010. Por volta do meio dia minha cadelinha  ficou "espetada" em uma lança no portão da minha casa. Logo que vi liguei para os bombeiros e solicitei ajuda, que veio em seguida. Eu agradeço a atenção que tiveram e principalmente o cuidado para cortar o pedaço da grade sem que a machucasse ainda mais. Logo após ela foi encaminhada ao HUSM. Hoje ela  está bem  corre  aqui no pátio de casa, pois os ferimentos não foram graves apesar da cena a pesada em que ela foi encontrada, com a lança cravada na barriga. Grande abraço”. Leandro Sangói 


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Associação dos Oficiais da Brigada Militar

IBCM completa 82 anos
Nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, a Instituição Beneficente Cel Massot (IBCM) comemorou seus 82 anos. A data foi marcada por um café da manhã e uma sessão solene que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o diretor administrativo da ASOFBM, Ten Cel RR Celso Pires Porto. Na oportunidade, ocorreu à entrega da Medalha de Aniversário da entidade e o presidente da Associação dos Oficiais, Ten Cel RR José Carlos Riccardi Guimarães foi um dos agraciados.

Batalhão de Aviação comemora 21 anos de existência
Com o sobrevoo de um dirigível em miniatura, no hangar do Batalhão de Aviação da BM (BAv-BM), foram comemorados no dia 22 de setembro, os 21 anos da unidade aérea, em Porto Alegre. O presidente da ASOFBM, Ten Cel RR José Carlos Riccardi Guimarães e o assessor de gestão e metas, Maj Marco Vinícius Aguirre Gouvêa estiveram presentes na solenidade para parabenizar os integrantes do batalhão.

HBM completa 113 anos

A Associação dos Oficiais da Brigada participou da solenidade que marcou as comemorações de 113 anos do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre. O evento ocorreu na manhã do dia 23 no auditório do HBM/POA. O atual diretor do hospital é o Ten Cel Marcelo Henrique Kuhn, associado da ASOFBM.
Na oportunidade, foi ressaltada a importância do hospital para a Corporação, além da evolução do HBM nos últimos anos.





ASOFBM presente no aniversário da Fundação BM
No dia 18 de setembro, ocorreu a solenidade de comemoração ao 13° aniversário da Fundação Brigada Militar. Na oportunidade, o vice-presidente da ASOFBM, Ten Cel RR Moacir Almeida Simões representou a entidade.

Candidato a deputado federal Afonso Motta visita ASOFBM
Na tarde do dia 22 de setembro, o candidato a deputado federal, Afonso Motta (PDT) esteve reunido com a diretoria da ASOFBM para expor os seus projetos para a Segurança Pública. Durante a conversa a diretoria da entidade apresentou os planos de Segurança Pública para a Copa do Mundo de 2014 e ressaltou que a BM mandou uma equipe para a África do Sul para coletar dados e estudar os procedimentos que foram aplicados na última copa. O candidato se mostrou solidário e comprometido com as causas e os interesses da Corporação.
Confira a íntegra da notícia acessando 
www.asofbm.com.br


lmoço com o candidato a deputado estadual Major Zambonato
Em 16 de setembro, o Ten Cel RR José Carlos Riccardi Guimarães, acompanhado pelo Ten Cel RR Celso Pires Porto e dos Majores Marco Vinícius Aguirre Gouvêa e Leandro Andreoli Balen estiveram no Parque Harmonia onde foram recebidos com um almoço pelo candidato a deputado estadual, Major Evandro Zambonato (PSDB).
Durante o encontro, o Major Zambonato apresentou o seu projeto para Segurança Pública. “Sou brigadiano e serei incansável na busca de conquistas para a categoria. Estarei na Assembleia para representá-los no que for preciso”. Zambonato elogiou o posicionamento do presidente da ASOFBM, diante dos últimos acontecimentos nos principais veículos de comunicação, além da reunião com a governadora do Estado onde o Ten Cel Riccardi mostrou às principais reivindicações da categoria a candidata.




Associação dos Oficiais da Brigada Militar

Promoções dos Oficiais ocorrerão no dia 18 de novembro
O Comandante-Geral da BM cientificou a diretoria da ASOFBM que as promoções dos oficiais ocorrerão no dia 18 de novembro, data prevista na Lei de Promoção de Oficiais. A diretoria da ASOFBM saúda com alegria a decisão do Comando Geral da Brigada Militar, garantindo assim a tranquilidade e a segurança jurídica do processo conforme Lei de Promoção de Oficiais.

AL aprova Comissão de Segurança Pública
O projeto que institui a Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa foi aprovado nesta terça-feira (21), em plenário, com 38 votos favoráveis. Com a aprovação do projeto, a Comissão está automaticamente instalada, o que significa que na próxima reunião ordinária da Comissão de Serviços Públicos – que está incorporando a nova comissão – o tema já será tratado pelos deputados. A ASOFBM entende que a nova comissão, será um importante fórum de discussão dos temas de Segurança Pública.
Votação da PEC 300 fica para depois das eleições
O presidente da AMEBRASIL, Cel Abelmídio de Sá Ribas informou a diretoria da ASOFBM que o processo legislativo referente à PEC 300 (que está apensada à PEC 446) ainda está interrompido, e que não foi realizada a votação em segundo turno.
Confira a íntegra da notícia acessando www.asofbm.com.br

Associado atualize seu cadastro
Solicitamos que os associados atualizem seu cadastro no site da ASOFBM. A atualização de cadastro é importante, para que você associado, esteja atualizado das principais ações da entidade.
Acesse www.asofbm.com.br

ASOFBM na Rádio Gaúcha
A Associação dos Oficiais da Brigada Militar, está veiculando anúncio no programa Gaúcha Repórter, apresentado pelo jornalista Lasier Martins. Com a finalidade de consolidar a imagem de associação reivindicatória e representativa, exigindo tratamento compatível dos oficiais, com direitos iguais às demais carreiras de Estado, com exigências equivalentes quanto à qualificação e atribuições. Acompanhe de segunda à sexta-feira das 14h ás 16h.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dia do gaúcho para lá de especial



  Os bombeiros de Santa Maria desfilaram no encerramento da semana do gaúcho, na manhã de terça-feira, 20 de setembro, na Avenida Medianeira. 

Bombeiro Mirim na avenida 
Três viaturas de combate o grupo Bombeiro Mirim, Comandante, Tenente, Capitão e soldados da corporação representaram o 4º Regional de Bombeiros de Santa Maria. Na ocasião  Pedro Dias de Mello com seus 82 anos, foi o homenageado. Natural do 3º distrito de São Vicente do Sul, ele foi um dos primeiros soldados do fogo, quando inaugurado o 1º quartel dos bombeiros de Santa Maria, na Rua Vale Machado em 1955. 


Depois do desfile pausa para  fotos

















 Para 1º Sargento Mello que não atua há muito  tempo na profissão, ir ao desfile lhe trouxe muitas lembranças. “Me lembro de operações como, um incêndio de um tanque no  bairro km2 que levamos 15 mim para apagar. Salvamos mais de 20 mil sacas de arroz do fogo, num incêndio no  antigo  Engenho Sangói e fizemos uma viagem até Julho de Castilho para combater um incêndio num frigorífico”.conta  ele sobre missões que participou como bombeiro. Profissão interrompida por um acidente de carro numa viagem a Porto Alegre. Coragem, força de vontade e amor ao que se fazia, era o que determinava o militar daquela época escolher a profissão. “Os bombeiros faziam tudo, por exemplo, para resgatar um afogado a gente tinha que mergulhar na coragem. Tínhamos que viajar em estrada de chão, muitas com barro, para atender as ocorrências fora da cidade, que levava dois dias só de viagem. Hoje os bombeiros estão em condições um pouco melhor e  estão mais aparelhados”; diz ele sobre algumas dificuldades naquela época. O olhar, a emoção e o carinho de mais uma vez representar os bombeiros, Sargento Mello sorri a todo tempo e acredita que essa profissão foi uma benção e que se pudesse escolher, ele seria bombeiro novamente.

Tenente e Soldados em marcha no desfile












Por Jucineide Ferreira 
Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Espaço

  Os  Sub Comandos  da Região de Santa Maria tem este espaço, para a divulgação de atividade de interesse público. 

SETEMBRO

Aqui serão postada a agenda e os eventos de participação do 4º Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria.

Semana Farroupilha

O 1º Acampamento Farroupilha dos Bombeiros de Santa Maria 
iniciou suas festividades tradicionalistas no dia 14 de setembro.


Jucineide Ferreira
(Acadêmica de Jornalismo)



Local lembrava a tradição gaúcha
A abertura da festa ocorreu no pátio do quartel do centro da cidade, na Rua Niederauer, onde foi montada uma estrutura para os próximos quatro dias. Jantares com comida campeira como arroz carreteiro, feijão mexido, churrasco, ovelha assada e acompanhamentos será oferecido para os militares da corporação e seus familiares, com o custo de 10,00 reais por pessoa. A cozinha ficou ao cargo dos Sargentos Franscescatto, Peripoli, Renato e o soldado Schuster, que preparam o cardápio do primeiro dia. Durante o jantar a animação ficou por conta da voz do Sargento Müller que relembrou milongas e grandes cantores da música gaúcha. Na próxima segunda-feira dia 20 de setembro acontece o desfile dos bombeiros e logo após o almoço de encerramento.
 Os Sargentos reponsáveis pelas panelas no fogo.

Sargento Müller  afinado com seu violão






















OPERAÇÃO DE RESGATE


 Mergulhadores de Santa Maria resgatam dois corpos desaparecidos depois de acidente de barco durante uma pescaria em São Gabriel.

 Foram três dias de buscas dos desaparecidos na lagoa às margens da BR-290, a cinco quilômetros da cidade onde três amigos pescavam quanto o barco virou, no último domingo dia 12 de setembro. A equipe formada pelos Sargentos Jeferson e Paganotto dos bombeiros de São Gabriel começaram a procurar as duas vítimas do acidente ainda no domingo com ajuda de um sobrevivente. Na segunda-feira as buscas foram suspensas devido o mal tempo.  Na terça-feira os soldados Luciano, Rossini e Márcio, mergulhadores da 2º Seção de Busca e Salvamento do 4º CRB de Santa Maria se deslocaram até o local para ajudar no trabalho. Foram mais de 8hs de intenso mergulho para encontrar as vítimas. O mal tempo, o vento, a marola e mais de cinco metros de profundidade dificultaram o resgate.

Operação de resgate  dos corpos.

Jucineide Ferreira
 Estagiária de Jornalismo
Assessoria de Comunicação do 4º CRB

Sempre Bombeiro



 Foram 26 anos de dedicação a uma rotina cuja missão é agir quando o inesperado acontece. Tenente Menardino Weber 47 anos, natural de Silveira Martins tem muitas histórias para contar da sua carreira militar como bombeiro.

Casado há 25 anos com Clarís Weber, pai de Karla, Karine e Kássia, o ten.Weber, como é chamado, ingressou na carreira militar como soldado no ano de 1981 no Rgt Malett, sendo promovido cabo no mesmo ano  e permanecido no EB  até  final 1984 .  Em novembro de 1984 ingressou no Corpo de Bombeiros. Em 1988 tornou-se Sargento, curso realizado na EsFAS, na EsFAs e se  especializou  em Sargento Bombeiro no CEIB.  Em 1992 fez o curso de Busca e Salvamento. Sempre procurando se atualizar fez curso de Técnicas de Ensino em 1993. No ano de 2000 frequentou o CBA/PM na Escola Superior de Oficiais na APM. Durante todos esses anos de profissão, ele trabalhou em várias cidades do estado, como Cruz Alta, Carazinho, Passo Fundo, Porto Alegre, tendo exercido o comando das SCI, Palmeira das Missões e, por último, no 4º Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria onde permaneceu até sua aposentadoria. No mês de Agosto, o tenente Weber se despediu de suas funções como bombeiro, que durante três décadas honrou com compromisso e responsabilidade, para entrar na reserva remunerada.

  Curso de cabo, na EsFeCs, em Porto Alegre. (86)



Segundo o tenente Weber, todos esses anos que ele exerceu a profissão de bombeiro, não encontrou uma descrição exata, mas ele avalia como uma profissão muito gratificante, que ao atender e não saber de quem se trata, evita catástrofes, salva vidas.  As casas que não deixaram queimar fazem bombeiros os satisfeito com seu trabalho:“A comunidade percebe o trabalho que é feito e não importa se está com ou sem a farda, somos vistos em qualquer lugar em que as pessoas apontam e dizem, tu é bombeiro”. Agora o que fica são as lembranças dos amigos que conquistou na sua rotina de adrenalina e na história de vida de pessoas que ele nunca viu ou ouviu falar. Têm histórias tristes, outras com final feliz, outras  nem tanto, momentos de tensão, sufoco e riscos que até poderia ter feito que ele desistisse da profissão, mas  foi até o final sem medo: “O bombeiro também  arrisca sua vida para salvar outras durante uma ocorrência. Começando pelo deslocamento por causa do trânsito, até na própria ocorrência”, observa o tenente, que já viu sua vida passar por um fio quando foi atender uma ocorrência de incêndio: “Eu entrei na casa para verificar o que estava queimando. Quando dei três passos na cozinha o botijão explodiu, meu capacete saltou e eu fique meio desorientado. Tudo passa na tua cabeça em questão de segundos, foi aí que ouvi os gritos dos meus colegas me chamando no lado de fora. Eles arrombaram uma porta para que eu pudesse sair”. Relata o T. Weber sobre o perigo que enfrentou. 



Conclusão do CBA, na APM. (2001)



Agradecimentos nem sempre estão nos gestos daqueles que foram surpreendidos por alguma adversidade, mas puderam contar com a ajuda não só de um, mas de toda uma equipe de bombeiros, pronta para entrar em ação e salvar o patrimônio, a vida ou a família das pessoas a quem servem.   E o tenente não esquece de um dos  agradecimentos que recebeu: “Lembro uma vez quando eu estava de plantão e uma senhora chegou e pediu para a gente ajudá-la a descer com um enorme bolo. E nós perguntamos onde queria que levasse, e ela disse que era para nós em agradecimento por ter salvado o neto dela e isso foi muito gratificante para a gente”.
A aposentadoria chegou mas férias, nem pensar.  A rotina mudou, porém os projetos do  do tenente  para o futuro não param: “Primeiro quero descansar a mente e pretendo começar a trabalhar na área da engenharia florestal, no qual sou formado”. Para o ten. Weber ficará a saudade, a gratidão das pessoas que socorreu e a certeza de que ele fez tudo que estava ao seu alcance quando atendeu os chamados. E ele dá as dicas para aqueles que querem ingressar na carreira de bombeiro: “O importante é se aprimorar e se aperfeiçoar, faça tudo com capacidade, sabedoria e vontade. Agilidade, raciocínio rápido também devem fazer parte das qualidades de ser um bombeiro”. São os conselhos deste profissional experiente. E para nós fica uma história de um profissional que atuou nas horas certa, atendendo situações indesejáveis da vida.


Tenente Weber num dia de treinamento 

Jucineide Ferreira
(Acadêmica de Jornalismo)
Assessoria de Comunicação do 4º CRB

Segurança contra Incêndio e Segurança Química foram pautas de seminários

 Capitão Espindola, Capitão Márcio e o Soldado Lutiero foram os representantes do 4º CRB de Santa Maria, no IV Seminário de Segurança contra Incêndios e Atendimento a Desastre, que ocorreu no último dia 17 de agosto de 2010, no Anfiteatro Padre Werner em São Leopoldo. O seminário teve como objetivo integrar policiais, militares, bombeiros, agentes públicos estaduais e municipais, agentes de defesa civil, pesquisadores e acadêmicos.
O evento gerou uma oportunidade para a discussão, aprimoramento, troca de experiência e informações sobre segurança contra incêndio, que irão beneficiar a sociedade. Durante as palestras os temas como: Segurança contra incêndio em estádio de futebol no ano da copa 2014, que visa uma parceria da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros que estarão equipados e treinados para atendimento a qualquer situação de emergência ou desastres no Estado do Rio Grande do Sul, sendo modelo de segurança em grandes eventos.  Deslizamento também foi tratado em 3 aspectos; o volume e a velocidade do movimento do solo, a presença de propriedades e pessoas que podem ser atingidas; sendo que em áreas urbanas a superfície está muito modificada devido aos aterros, entulhos, lixos e construções inadequadas.

















Gestão de desastre também foi outra questão abordada, que apresentou uma das mais importantes boas práticas incorporadas na Defesa Civil Nacional, que foi a adoção do (SCO) Sistema de Comando em Operações como sistema padrão de (Boas Práticas), para responder emergências e situações críticas, estruturar a forma de organização e gestão de desastres ou eventos planejados. Além desses, temas como comportamento das estruturas em situação de incêndio, inovações tecnológicas, sistemas de proteção a incêndio e o Projeto Brasil sem Chamas,  também foram abordados. Para o Capitão Espindola o seminário teve um excelente nível técnico, com palestrantes renomados no Brasil e no mundo, cientistas, mestres e profissionais da área de segurança pública, que segundo ele a sociedade é quem será beneficiada: “A sociedade só tem a ganhar na medida que se investe em conhecimento e treinamento dos responsáveis pela aplicação das novas tecnologias descobertas”. Ressalta ele sobre a importância dos assuntos tratados durante o evento.
Em Porto Alegre nos dias 18 e 19 de Agosto também ocorreu o Seminário de Atualização em Segurança Química, que destacou a necessidade de dar um enfoque global sobre produtos químicos e prevenção de acidentes maiores, a fim de minimizar os riscos e as consequências. O evento visou atualizar e divulgar informações relativas à segurança química no âmbito da Agenda 21, bem como as ações de prevenção e respostas às emergências químicas no Rio Grande do Sul.
Por Jucineide Ferreira
(Estagiária de Jornalismo)

Semana da Pátria

Militares do Exército, Aeronáutica e Brigada Militar foram uns dos destaques do desfile de 7 Setembro em Santa Maria.
A apresentação iniciou às 9h da manhã com a Banda da 3ª DE que  tocou  o Hino Nacional do Brasil em frente ao palco para os ilustres como, Prefeito e a Primeira Dama, os homenageados, os Comandantes da Base Aérea, da Brigada Militar do Exército, e demais autoridades presentes. No palco Coronel Moisés Fuchs  representava o 4º Comando dos Bombeiros de Santa Maria que também desfilou com três viaturas.  Mesmo com o céu cinzento de terça-feira, o público compareceu a Avenida Medianeira para o desfile da independência do Brasil.



Por Jucineide Ferreira
(Estagiária de Jornalismo)
4º Comando Regional de Bombeios - Assessoria de Comunicação.

Militares do 4º CRB são homenageados.

 No último dia 31 de agosto de 2010 uma solenidade na Base Aérea homenageou a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, que ajudaram nas buscas aos militares da Base, que sofreram um acidente de barco no dia 1de agosto, na Lagoa Tarumã no distrito de Saicã em Rosário do Sul. 



A equipe era formada pelo 3ºSgt Fonseca e os Sd Rossini, Sd Taschetto, Sd Veber, Sd Roger, Sd Padilha, Sd Luciano e a soldado Claúdia única mulher mergulhadora dos bombeiros da região de comando.  Durante a solenidade ocorreu à formatura com entrega de certificados e brindes aos militares que participaram das buscas. Também foi oferecido um almoço no refeitório com os Comandantes da Base Aérea e do Policiamento, o Coronel Fuchs dos Bombeiros e oficiais da Base.  Depois a equipe homenageada fez uma visita às instalações da seção do SAR (Salvamento Aéreo e Resgate) na Base.  
Segundo o soldado Padilha, durante os oito dias de buscas das vítimas a maior dificuldade enfrentada pelos mergulhadores foi o frio, pois a água estava gelada para mergulhar devido às temperaturas negativas registradas na região.
Por Jucineide Ferreira
(Estagiária de Jornalismo) 
4º Comando Regional de Bombeiros - Assessoria de Comunicação.